Alimentação Saudável: digestão adequada e eliminação de toxinas no Ayurveda

Para quem já conhece um pouco do Ayurveda, ou já segue as postagens do nosso blog, fica clara a importância da alimentação saudável e de todos os benefícios e problemas que podem vir com alterações em uma dieta regular. Manter uma alimentação saudável pode ser a diferença entre o estado de saúde ou doença, e mudar a alimentação pode ser indispensável para um programa de reequilíbrio, qualquer que seja a predominância de dosha.

autumneating

Em grande parte do tratamento ayurvédico para reequilíbrio dos doshas, o terapeuta é levado a começar o trabalho com duas alterações muito importantes do ponto de vista do Ayurveda: regularizar a digestão e eliminar as toxinas. Essas duas ações traduzem uma subdivisão essencial da terapia ayurvédica : Dipana e Pachana. Os dois caminhos terapêuticos estão inseridos em um divisão maior do Ayruveda, chamada terapia Shamana, que tem como objetivo a pacificação do dosha.

O Que é a Pacificação do Dosha?

Primeiramente lembramos que dosha é o biotipo do indivíduo que recebe o tratamento (predominância de características), a ser analisado no diagnóstico ayurvédico, que é o início do trabalho terapêutico. Quando um dosha aparace no diagnóstico como “em excesso” ou “agravado”, há a necessidade de pacificação, ou seja, evitar que esse dosha se agrave ainda mais e atinja a casa de outros doshas dentro do corpo.

♦Se quiser ter uma ideia do seu biotipo essencial (dosha), faça o nosso quiz ayurvédico

Deixamos claro que estamos falando da vikriti individual, ou seja, da condição atual de desequilíbrio. Essa condição é via de regra uma situação que gera problemas, e quanto mais se afastar da constituição primordial daquela pessoa (prakriti), mais desequilibrada a pessoa se sente. Se essas afirmações parecem complicadas pra você, dê uma olhada nesse artigo.

Dipana

O caminho da terapia Dipana é melhorar a digestão, estimulando agni e permitindo que aquela pessoa tenha uma maior capacidade de transformação de tudo o que ela ingere, tanto alimentos quanto emoções e situações. É essencial que o jataragni (fogo digestivo) seja estimulado e fortalecido, principalmente pela quantidade de toxinas que a má alimentação de hoje nos proporciona todos os dias. Lembrando que o Dipana não trabalha diretamente com a eliminação das toxinas, apenas evita que elas se acumulem.

Conheça a nossa loja dedicada ao Ayurveda. Produtos importado com estoque no Brasil. Entrega Imediata!

loja indiamed

O dipana pode ser conduzido também com o retorno a uma alimentação saudável e adequada ao dosha, além do estímulo do agni. O que quer dizer que, após o diagnóstico do dosha, o terapeuta poderá orientar o indivíduo sobre os alimentos adequados de acordo com a sua situação atual, principalmente evitando alimentos que não serão adequadamente digeridos, antes que a terapia dipana possa ter o efeito desejado.

Pachana

alimentacao-ayurvedaA terapia pachana é direcionada para a eliminação de toxinas, e não tem relação direta com o aumento do agni. O ama-pachana é conduzido quando já existe acúmulo de ama aparente, que deve ser eliminado antes de tudo, principalmente porque as toxinas (ama) atrapalham todo e qualquer trabalho terapêutico. O ama-pachana pode ser realizado através de ervas e chás administrados principalmente após as refeições, ou em horários específicos, além de temperos especiais,  de acordo com a recomendação do terapeuta, entre outros procedimentos.

Se houver acúmulo excessivo de ama, de acordo com o andamento do tratamento, o terapeuta poderá conduzir o panchakarma, que é um procedimento de desintoxicação direta através de procedimentos de eliminação de doshas. Para saber mais sobre o panchakarma, acesse esse artigo.

Como saber se estou com Toxinas Acumuladas?

Os sintomas mais claro de excesso de ama (toxinas) estão relacionados com fraqueza, preguiça, falta de disposição e sensação de peso no corpo. Outros sinais claros são a salivação excessiva, mau hálito constante, constipação e aumento da saburra (camada branca na base da língua).

Alimentação Saudável como Forma de Prevenção

alimentacao-saudavelQuando aprendemos os princípios básicos do nosso biotipo (dosha), entendemos quais alimentos são mais adequados para o nosso dia a dia. E percebemos que não basta saber quais alimentos possuem conservantes, agrotóxicos e excesso de sódio (uma análise importantíssima também), mas que temos que ter na nossa casa alimentos que o nosso corpo em particular consegue digerir e fazer bom uso. A alimentação Saudável no Ayurveda possui uma abordagem individual, o que a difere de algumas outras terapias e da racionalidade médica-científica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s