Marmaterapia – Uma Massagem Ayurvédica Milenar

Como uma das técnicas terapêuticas mais antigas no cenário do Ayurveda, a Marmaterapia é uma massagem ayurvédica especial e com um excelente resultado.  Através de estímulos em pequenos pontos específicos do corpo (pontos marma), o terapeuta consegue liberar o fluxo de energia vital (prana) no corpo humano e proporcionar bem-estar e equilíbrio de forma integral.
massagem-ayurvedica-marmaterapia
Infelizmente essa técnica é pouco conhecida no Brasil e pouco praticada também, já que requer conhecimentos específicos e uma técnica apurada. Os movimentos durante a massagem são únicos e os pontos devem ser estimulados da forma correta, caso contrário novos desequilíbrios podem se instalar no corpo do paciente.

O Que São os Pontos Marma?

massagem-ayurvedica-marmaterapiaA Terapia dos Pontos Marma (marmaterapia) é apoiada em um conhecimento milenar dentro das bases do Ayurveda, que reconhece 107 pontos principais de energia no corpo humano, os pontos marma. Esse pontos são, do ponto de vista da anatomia ocidental, locais onde há o encontro de um ou mais tecidos, criando uma região sensível física e energeticamente. Do ponto de vista da anatomia sutil das ciências antigas, esses pontos são estratégicos para o fluxo do prana dentro dos canais de energia do nosso corpo, também chamados de Nadis.
A utilização desse estímulo aos pontos marma surgiu nos primórdios das ciências naturais analógicas, como o Ayurveda, e para entendermos a importância desses pontos podemos citar que esse estímulo foi utilizado durante muito tempo para promover efeito anestésico durante cirurgias. O conhecimento dos pontos marma foi também utilizado para a guerra, nas artes marciais orientais antigas, para causar danos ou morte a um oponente.


Chakras e Pontos Marma

Muitas pessoas ainda confundem os pontos marma com os chakras, especialmente pela ideia dos centros de energia e pela ligação com os canais sutis do nosso corpo. Mas podemos entender a sua diferença básica observando que os chakras são pontos energéticos essenciais, mas com uma ligação indireta com a parte física do nosso corpo. Os chakras são influenciados por tudo que processamos, mas podem apenas ser diretamente estimulados através de procedimentos sutis, como a meditação ou recitação de mantras.
terapia-marma-marmaterapiaJá os pontos marma são pontos especiais para o fluxo de prana do nosso corpo, mas podem ser estimulados de forma direta e física pelo terapeuta, na massagem ayurvédica chamada de marmaterapia. Isso nos permite um tratamento eficaz e rápido para a estagnação de energia, para o acúmulo de toxinas e muitos outros problemas.
A ligação entre os pontos marma e os chakras pode ser entendida da seguinte forma: os chakras recebem energia sutil diretamente da nossa ligação com o universo, ou com a nossa consciência divina, criando o próprio fluxo de energia dos nadis. Os nadis, canais por onde essa energia vital flui pelo nosso corpo, possuem pontos específicos por onde essa energia pode ficar represada ou, ao mesmo tempo, pode ser liberada e estimulada. Esse pontos são os pontos marma.

 



Você já sabe o seu bitipo (dosha) no Ayurveda? A Indiamed preparou um pré-diagnóstico online para você entender o seu biotipo e receber orientações terapêurticas personalizadas!


Como é Realizada Essa Massagem Ayurvédica?

Marmaterapia-1024x686A Massagem Ayurvédica chamada de Marmaterapia é realizada pelo terapeuta com estímulos nos pontos marma do corpo, e em uma sessão de massagem podem ser estimulados todos os marmas ou apenas alguns deles. O estímulo é realizado com pressão e movimentos circulares, e seu efeito pode ser potencializado pela utilização de óleos especiais escolhidos de acordo com o biotipo do paciente (dosha). O terapeuta pode também utilizar essa técnica dentro de outra massagem ayurvédica que esteja sendo realizada, como a abhyanga, por exemplo.

Benefícios da Marmaterapia

A massagem ayurvédica chamada marmaterapia possui como principal benefício o desbloqueio dos canais energéticos e o reequilíbrio de forma integral do nosso corpo, tratando o indivíduo, e não a sua doença (como prevê a lógica do Ayurveda).  Mas podemos citar alguns benefícios terapêuticos específicos dessa técnica:
  • Alívio de dores locais 
  • Auxílio direto na remoção de toxinas
  • Relaxamento Imediato
  • Previne o envelhecimento dos tecidos
  • Atua reequilibrando o sistema imunológico
  • Previne e trata distúrbios do sono
  • Atua no reequilíbrio do sistema digestivo e na manutenção do Agni
Anúncios

3 comentários em “Marmaterapia – Uma Massagem Ayurvédica Milenar

  1. Olá, gostaria de um terapeuta próximo a mim que utilize essa abordagem terapêutica e massagem na secular na cabeça com óleo. Obrigada.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s