Rasayana – A Terapia do Novo Milênio

Muito conhecida por terapeutas e não tão procurada pelos praticantes do Ayurveda, o conjunto de técnicas denominada Rasayana é conhecido como um caminho para o rejuvenescimento. Aplicada há milênios de forma cíclica por praticantes tradicionais do Ayurveda, acredita-se que essas técnicas tenham possibilitado uma vida de centenas de anos para algumas pessoas, que vivem nas terras altas do Himalaya em um estilo de vida voltado para o autoconhecimento e harmonia com o meio.
yoga_outside_396c33c8e0_c1
A palavra Rasayana pode ser entendida como o caminho da essência, em sua melhor tradução. “Ayana” significa caminho, e “rasa” é o tecido essencial que nos oferece a energia vital da vitalidade e nos possibilita um agni forte para as transformações essenciais do nosso corpo. Em suma, essas técnicas visam uma nutrição adequada dos tecidos corporais (dhatus), aumentando a sua vida útil,  promovendo a vitalidade e melhorando significativamente a imunidade.

Pra quem é Indicado?

Não há contraindicações para a aplicação do rasayana, mas todos os procedimentos devem ser observados pelo terapeuta, e se houver qualquer tratamento de saúde em curso, oo médico deve ser informado antes do início das primeiras medidas.

doshas

Sendo assim, o rasayana é especialmente indicado para casos de baixa imunidade, falta e vitalidade ou motivação para as tarefas do dia a dia, adoecimentos constante ou mesmo para problemas crônicos que afetem a estrutura e regeneração dos tecidos. Para esses casos, as técnicas de rejuvenescimento do ayurveda promovem uma melhora rápida e significativa na condição cotidiana, permitindo uma brecha de vitalidade para que a pessoa possa adquirir consciência e força para seguir o seu caminho.

Tipos de Rasayana

Há dois tipos de rasayana, separados de forma didática e com funções diferentes, porém complementares.
Kamya Rasayana: é um conjuntos de técnicas que promove o aumento de nutrição e vitalidade de todos os tecidos corporais, de forma geral, e promovendo vigor sexual, vitalidade consciência e brilho dos tecidos. É a mais aplicada e pode ser inserida na rotina de forma preventiva ou corretiva.
MES  DE ANIVERSÁRIO INDIAMED2.png
Naimittika Rasayana: essa prática oferece ferramentas terapêuticas para diminuir efeitos de doenças específicas, especialmente aquelas que atacam a imunidade ou que promovem a degeneração de tecidos essenciais do corpo. São técnicas mais direcionadas e que devem ser aplicadas em harmonia com o tratamento alopático, se esse já estiver em curso.
Na sua forma tradicional, o rasayana possui três métodos de aplicação distintos:
Vatatapika: método de orientação e consulta de rotina, como aplicamos de forma cotidiana no Ayurveda de forma geral.
Kuti Pravesika: forma de aplicação que requer internação, com um panchakarma no início aplicado e dieta supervisionada pelos próprios terapeutas.
Kayakalpa: método mais tradicional e que requer mudança de estilo de vida. Temos muito pouca informação sobre ele, mas diz-se ser o utilizado por sábios e yogues para uma vida plena até bem depois dos 100 anos.

A Técnica e Seus Resultados

rasayanaComo a técnica do Rasayana tem como objetivo melhorar a estrutura dos tecidos, retardar a regeneração e nutrir de forma profunda, não é novidade que uma das partes mais importantes seja a alimentação. Uma série de alimentos especiais, que mantenham um bom nível de Ojas (energia da vitalidade corporal), serão a base da orientação do terapeuta, com formas especiais e preparo e especificidades para cada dosha. Essa parte da alimentação dentro do rasayana é chamada de   “ahama rasayana”. Ainda sim, o rejuvenescimento conta com “aushdha rasayana”, que é a aplicação de medicamentos fitoterápicos específicos, e o “achara rasayana”, que trata do estilo de vida correspondente, com orientações sobre rotina “dinacharya” e adequação de hábitos.
Em pouco tempo, a pessoa que recebe  o tratamento se sente mais disposta e observa os resultados na sua vitalidade e sexualidade. Com uma manutenção adequada, o rasayana promove aumento da longevidade e melhoria da consciência corporal e mental no dia a dia.

Como é Aplicado o Rasayana?

Como pode parecer num primeiro olhar o rasayana é uma técnica que caminha na direção da redução de vata (nutrição dos tecidos, promoção da compleição e brilho, untuosidade….). E o terapeuta pode sim observá-lo dessa forma, mas trabalhando em conformidade com o tratamento básico que seria recomendado para o equilíbrio da vikriti (condição atual) do paciente. Sendo assim, o rasayana pode ser entendido, quando há a necessidade da sua aplicação, como uma das fases do tratamento, sempre observado cuidadosamente os gunas que não podem aumentados ou diminuídos no paciente.
Yoga-Benefits
Nos casos de pacientes com doshas kapha ou pitta, pode-se optar por produtos, técnicas, ervas e alimentos que sejam tridosha, ou com efeito prabhava. Podemos considerar fortemente o gengibre, o mel, amêndoas hidratadas, leites vegetais (como de inhame) e ghee medicado em diversas refeições.  Com relação às intervenções terapêuticas, deve-se optar por aquelas que promovam nutrição, como a Abhyanga. Muito importante também para o sucesso do rasayana, o pranayama é recomendado em quase todos os casos. 
E lembramos que, na maioria dos casos de indicação de rasayana, deve-se reservar uma fase inicial de desintoxicação dos tecidos, com técncias para redução de AMA (toxinas não digeridas acumuladas) e, em alguns casos, panchakarma (que seria mais efetivo em curto prazo). Além disso, deve ser iniciado um processo de redução de hábitos físicos e mentais que gerem acúmulo de ama, sendo que só após a redução da produção de toxinas o rasayana terá um efeito pleno e desejado.
Para saber mais sobre o Panchakarma, veja esse artigo.

Fitoterápicos Indicados:

Alguns fitoterápicos são especialmente indicados para o rasayana e possuem efeitos excepcionais; Conheça alguns deles:

=Ashwagandha=

=Guduchi=

=Shilajit=

=Shatavari=

=Amalaki=

Anúncios

Um comentário em “Rasayana – A Terapia do Novo Milênio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s