A Combinação dos Doshas na Prakriti

Uma das maiores dificuldades do terapeuta no momento da explicação do diagnóstico e apresentação do dosha particular de um paciente, é evitar a criação de um rótulo ou estereótipo. Quando um indivíduo fica sabendo do seu dosha e começa a identificar características daquele dosha que traduzem sua condição física e emocional, a vontade de se sentir especial ou representado por um biotipo particular pode levar à rotulação própria.

Conheça a Nossa Loja Dedicada ao Ayurveda

loja indiamed

Produtos Importados da Índia com estoque no Brasil!


A facilidade que isso acontece está relacionada não só à nossa necessidade de pertencimento a um grupo, mas também a essa vontade de possuir características especiais que me diferenciem das outras pessoas. Perece antagônico, mas esses dois sentimentos fazem parte do mesmo processo. Sendo assim, a pessoa tende a rotular a si com um dosha específico, e passa muitas vezes a relacionar suas características a esse dosha de forma equivocada.
doshas-BLOG-1024x486
Por isso a necessidade de um diagnóstico com um terapeuta, e por isso a importância de uma consulta presencial. Na maioria dos casos, nossa constituição é uma combinação de doshas, tão única e específica que não aceita a maioria das recomendações gerais.

Evitando Erros no Reconhecimento do Dosha

doshas_iconNosso primeiro reconhecimento importante a respeito dos doshas é que todos possuímos as características de todos os doshas na nossa constituição, já que todos somos formados pelos mesmos panchamahabutas (cinco elementos -ar, água, foto, terra e éter). Dessa forma, todos possuímos um pouco de vata, um pouco de pitta e um pouco de kapha, tanto na parte física como emocional. O diagnóstico realizado pelo terapeuta aponta apenas a predominância, ou seja, o dosha que possui mais características perceptíveis, facilitando assim  a percepção dos possíveis desequilíbrios e das aptidões de um indivíduo.

Cadastre-se no Nosso Blog e receba artigos, infográficos e material sobre o Ayurveda

Publicação1

Receba ainda descontos exclusivos na nossa loja através de cupons de desconto


Mas quando recebemos nosso diagnóstico tendemos a nos identificar mais com um dosha do que com outros, e muitas vezes com apenas um dos elementos do dosha. Gerada pelo Ahamkhara (identificação e consciência de um “eu” distinto do todo), essa identificação exagerada pode influenciar a nossa visão dos outros doshas em nós, tornando a nossa visão parcial e prejudicando a nossa consciência plena de um ser com características universais (semelhança com o próximo), separando-nos dos demais ao invés de nos aproximar.

Descomplicando a Combinação de Doshas

Quando falamos de combinação de doshas, queremos dizer que a maioria das pessoas recebem um diagnóstico ayurvédico do tipo: “sua constituição é vata-pitta”, ou “pitta-kapha”, e assim por diante. É importante saber nossa predominância para entender nosso processo e aceitar nossos próprios problemas e desafios, mas é essencial ter consciência dessa combinação. Sabendo disso, entendemos que há pessoas de predominância pitta que são calmas e passivas, ou pessoas de predominância kapha que são muito magras e de ossos finos, por exemplo.
d4222876965f4ba73ed5d29576e1daf5-yoga-mulher-sunrise-background
Reconhecer o nosso biotipo combinado se torna assim um processo de descoberta, identificação e consciência, que se torna ao mesmo tempo revelador e divertido. Sem as controvérsias que surgiriam através da rotulação, estamos livres para aceitar cada característica pessoal que possuímos, entendendo o quão rico é nosso biotipo, e sentindo o quão complexa nossa prakriti se torna. Ao mesmo tempo, encontramos uma coerência em todas as nossas atitudes, e passamos a compreender melhor nosso caminho de vida.
Anúncios

3 comentários em “A Combinação dos Doshas na Prakriti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s