Resoluções e Planos de Ano Novo para cada Dosha

A ideia para esse artigo surgiu em meio às conversas de começo de ano, quando as pessoas comentam os seus planos, suas vontades e expectativas para o ano que está chegando, e inevitavelmente lembram dos planos do ano passado. A maioria chega à conclusão de que muito do que foi planejado não foi cumprido, e quando iniciam a comparação de valores, motivações e execuções dos planos, acaba ficando no ar uma grande interrogação, como se as pessoas não entendessem o porquê de não conseguir, ano após ano, cumprir os planos realizados.
historical-resolutions
Essa comparação natural em meio ao balanço de ano novo é completamente natural, e seria muito melhor aproveitada se cada um soubesse as peculiaridades do seu biotipo, e entendessem o que deu errado, para que os novos planos surjam mais eficientes. Há muitas linguagens e interpretações que buscam separar as pessoas por suas características intrínsecas, e o Ayurveda é uma dessas linguagens, permitindo que as pessoas entendam suas atitudes, dificuldades e motivos de sucesso. 

A Necessidade Geral Para Cumprimento de Metas

resoluções-de-ano-novoInicialmente, é válido lembrar que, mesmo que cada pessoa possua suas próprias características e formas de lidar com suas novas e antigas resoluções, há qualidades especiais únicas que devem ser observadas. Em primeiro lugar, devemos lembrar que a organização eficaz, bem como a execução eficiente de um plano, são ocorrências que permeiam as qualidades do dosha Pitta. O dosha Pitta, com a meticulosidade e atitude incisiva do fogo, é a casa onde seus novos planos devem ser abrigados. 
Por isso, numa recomendação super geral, podemos dizer que o não cumprimento dos planos é uma baixa do dosha Pitta naquele indivíduo, ou pelo menos a incapacidade de manutenção dessas qualidades de Pitta o longo do ano, à medida que os planos deveriam ser executados. Observar o Pitta e tentar estimulá-lo pode ser uma boa recomendação inicial para tentar cumprir todas as metas para esse próximo ano.

Particularidades de Cada Dosha

Vata

Meet your Hair Dosha _Main-Article-Image-1Indivíduos com predomínio do dosha Vata no seu biotipo adoram fazer planos, principalmente que incluam mudanças radicais, recomeços e alterações de pontos de vista. Os Vata são pessoas que estão sempre abertas a esses novos planos, e normalmente ficam mais excitados e empolgados com a virada do ano que pessoas de outros doshas, deslumbrados com as novas oportunidades que vêm adiante.  Para um Vata, o ano novo parece muito mais mágico e incrível, e exatamente essa excitação que pode induzir aos erros.

Cadastre-se no nosso blog e receba artigos, ebooks e infográficos gratuitos.Conteúdo exclusivo e voltado para o Ayurveda.

Cadastre-se Aqui


Podemos afirmar sem medos que os indivíduos de Vata farão mais planos e criarão mais expectativas, e isso será feito em diversas áreas das suas vidas. Muitos planos na área profissional, possivelmente incluindo mais de uma área profissional, planos de amores impossíveis e românticos, e mudanças radicais de vida que, na maioria das vezes, não são muito práticas e executáveis. O maior erro do dosha Vata é sempre planejar demais, esperar demais, achar que consegue abraçar o mundo todo começo de ano. Justamente por isso, a melhor recomendação para pessoas de Vata é dosar os planos, criar pequenas planilhas e tentar realizar uma coisa de cada vez.

Pitta

Meet your Hair Dosha _Main-Article-Image-2Aqueles que possem o predomínio do dosha Pitta no seu biotipo tendem a fazer balanços precisos e buscar avidamente pelos motivos do não comprimento dos planos passados. Pessoas de Pitta criam naturalmente suas planilhas, controlam o tempo através de aplicativos, e criam, inclusive, gráficos pessoais e profissionais sobre novos e velhos planos. Para um Pitta, o ano novo representa 365 novas oportunidades de ser mais produtivo, mais eficiente e crescer na parte cognitiva e na área profissional.
Aqueles com predomínio Pitta têm uma tendência a exagerar nos planos também, mas de forma diferente. Ao invés de investir em diversas áreas e tentar abraçar o mundo como os Vata, a dominância do Pitta tende a gerar orgulho e autoapreço, criando planos e sonhos altos demais para o pequeno prazo adiante. Como o Pitta tende a tornar-se orgulhoso, ele pode exagerar seu próprio potencial e tentar dar um passo maior do que pode, e a cobrança pessoal que virá no futuro é a maior de todos os doshas. Pittas equilibrados tendem a obter clareza e acertar na medida, mas qualquer desequilíbrio pode criar um grande potencial para futura decepção.

Para entender mais sobre os biotipos, veja aqui nosso Infográfico exclusivo sobre Doshas.


O que pode ser feito para amenizar esse problemas é, sob orientação do terapeuta, iniciar uma dieta e rotina que amenize o Pitta, principalmente porque o verão é a época em que esse dosha tende a descompensar com o excesso de calor e umidade.

Kapha

Os indivíduos com predominância Kapha, em sua maioria, possuem uma característica mais balanceada com relação a planos futuros. Graças a uma resistência natural à mudanças, essas pessoas tendem a calcular com calma cada passo à frente. Quando ocorrem grandes mudanças de ciclo, como a virada do ano, por exemplo, pessoas com predominância do dosha Kapha ficam receosas e preferem inovar em apenas algum setor da vida que seja mais urgente, e escolhem as mudanças menos dolorosas e menos arriscadas, a não ser que seja muito necessário mudar.
Meet your Hair Dosha _Main-Article-Image-3No ano novo, uma empolgação natural aparece e acende uma centelha no Kapha, movimentando muito do que há muito estava parado. Se essa fagulha não for equilibrada de início e apoiada em construções financeiras, emocionais e profissionais sólidas, a pessoa Kapha perde facilmente a razão e a motivação para aquilo, abandonando o novo planejamento assim que se tornar mais difícil e penoso. Esse abandono pode ser motivado por sabedoria (quando o melhor caminho não é realmente aquele), ou por falta de energia (quando o Kapha fica descompensado e torna a pessoa incapaz de completar os planos).
A melhor solução para os indivíduos Kapha na virada do ano é aproveitar o aumento súbito do seu Pitta no verão que acaba de começar, colocando em movimento energias paradas e transformando antigas decepções em sabedoria, como novo motor para empurrar carreira e planos pessoais, e tentando extinguir ao máximo a culpa que ainda carrega. Mas tudo no movimento de Kapha é mais lento, e respeitar o próprio ritmo é a principal recomendação para os Kapha, nunca comparando o seu progresso e sucesso com o progresso e sucesso de algum Pitta que possa servir de referência. A comparação não é válida  por essa diferença de velocidade de progresso e também pela diferença do significado da palavra sucesso para cada dosha.

Confira a nossa Loja com Produtos Exclusivos para o Ayurveda, importados da Índia diretamente para o Brasil!

loja indiamed

Acesso à Loja Indiamed


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s