Dicas de Alimentação Segundo o Ayurveda: Digestão Fácil e Nutrição Plena

Como um dos grandes pilares do Ayurveda, a nutrição e alimentação se tornam de especial importância nos dias de hoje, quando a nossos hábitos alimentares ruins afetam muito o nosso equilíbrio. Na visão ayurvédica todo alimento é funcional. Tudo que ingerimos de alguma forma afeta a nossa assimilação de nutrientes e posterior eliminação de dejetos, tudo que comemos ajuda ou prejudica no equilíbrio dos nossos doshas, e todo alimento pode ser ou não adequado à nossa constituição individual. Isso porque todo alimento que você possa vir a consumir (até mesmo pseudo-alimentos como a margarina) são formados pelos mesmos Panchamahabutas (5 elementos) que o seu corpo e a sua mente.
menina sorrindo com cesta de frutas ao lado
A alimentação ayurvédica é estabelecida para cada biotipo.

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A conclusão desse primeiro parágrafo é um alerta, e não uma tempestade. Não estamos tentando convencer ninguém a parar instantaneamente de comer fast-food ou qualquer outra coisa que venha a prejudicar o seu equilíbrio. Mas estamos sim, dizendo que cada pequena porção de alimento que você ingere vai te afetar de alguma forma, mesmo que você não saiba disso. Indisposições, falta de força de vontade e motivação, estados depressivos, irritações, explosões de raiva: tudo isso pode ser causado (ou agravado, o que é mais comum) por toxinas de alimentos ingeridos.
Dessa forma, criaremos pequenos tópicos resumidos a seguir, no intuito de ajudar a esclarecer a nutrição nos moldes do Ayurveda, e tentando trazer à rotina uma forma mais leve de comer.

O que Comer

Nosso primeiro tópico depende muito do seu biotipo, já que a alimentação ayurvédica não é igual para todos. Cada dosha em cada caso específico possui recomendações únicas de tipos de alimentos, incluindo sabores e outras propriedades importantes. Mas a recomendação de um terapeuta ayurvédico não é fechada, já que esse terapeuta não prescreve uma dieta da mesma forma que um nutricionista. A orientação será mais voltada para alguns alimentos ou tipos de alimentos específicos que podem gerar desequilíbrios, e alguns tipos de alimentos que podem beneficiar o seu dosha.
prato com alimentos e especiarias
A rica e variada alimentação ayurvédica
Mesmo assim, qualquer pessoa pode incluir variações e exceções na sua alimentação quando quiser (ou quando não puder evitar). Conhecendo o seu biotipo, é possível minimizar os danos ou auxiliar a digestão, através de temperos específicos, massalas digestivas ou mesmo chás. Quando você aprende a se cuidar e entende o que te faz bem ou mal, pode comer com sabedoria em qualquer situação.
Como orientação geral, o Ayurveda orienta sobre a porção que se deve comer: faz-se uma concha com as duas mãos. O espaço entre elas é mais ou menos o tanto de comida ideal para ser ingerida em uma refeição. Logicamente você não precisa colocar a comida nas mãos, apenas observar a quantidade aproximada. Quanto aos líquidos, uma quantidade razoável seria 100ml de água, morna ou à temperatura ambiente.

Como Comer

Talvez o mais importante para se lembra na hora da refeição é que você deve apenas comer. Nada de distrações como celulares, televisão ou excesso de conversa. Pode parecer radical mas não é: o benefício dessa prática é imenso. Nas palavras do Professor César Deveza: “se você comer consciente do que está fazendo, não ingere um grama a mais do que necessita”. Ou seja, não há melhor atitude para quem precisa perder peso. 
Outra observação que se está ligada à primeira é quanto à mastigação. Essa atitude consciente na hora de comer inclui perceber bem a mastigação, conscientemente triturar os alimentos e deglutí-los, participando ativamente do processo. Além de ser benéfico para a absorção do alimento, essa prática se torna quase meditativa, aumentando a sua concentração e consciência corporal.

Quando Comer

Aqui o Ayurveda bate de frente com um conceito ocidental: para os parâmetros ayurvédicos, a refeição mais importante do dia é o almoço, e não o café da manhã. Na verdade não se trata de importância funcional para a fisiologia do nosso corpo, e sim o momento em que você pode comer melhor e ter uma digestão mais eficiente. Normalmente do meio-dia às duas da tarde temos o fogo digestivo mais forte, e por isso podemos comer um pouco mais, ou mesmo alimentos mais pesados.
gráfico de horários para cada dosha
Os horários são muito importantes na alimentação ayurvédica
A recomendação de acordo com o Dinacharya (rotina diária) é que o café da manhã deve ser realizado até as 08 da manhã. O almoço entre 12h e 14h da tarde, e o jantar o mais cedo possível, geralmente entre 08h e 09h da noite. Depois disso, se por algum motivo você dormir tarde e voltar a ter fome, chás e pequenos lanches leves podem ser uma boa ideia. Para saber mais sobre o Dinacharya, leia esse artigo.
Uma outra recomendação presente no Ayurveda é um jejum periódico, para que o seu corpo consiga fazer uma limpeza de toxinas mais eficiente. Esse jejum também funciona muito bem como prática para aumento de consciência corporal, e pode ser realizado uma vez por mês. O ideal é que você não coma nada depois do café da manhã, e, se no começo for difícil, tome o café da manhã e almoce. Depois disso, apenas chás podem ser ingeridos.

O que Evitar

Pode parecer óbvio, mas devemos evitar o que nos faz mal. E isso só poderá ser percebido e assimilado quando a sua consciência na alimentação aumentar. Assim, você perceberá alimentos que você não digere bem, que causam problemas logo após a refeição, ou que não são adequados ao seu dosha. Claro que devemos incluir na lista do que é indesejável as tão comuns intoxicações modernas: açúcar, sal, café, gordura e algumas outras.
Basic CMYK
Lembre-se que se você sair da rotina e comer algo cheio de açúcar ou gordura e souber como se cuidar, pode contornar a situação. Mas se isso se tornar um hábito, está completamente fora do controle, e você não sabe mais distinguir os efeitos daquele alimento ruim para o seu corpo.


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2 comentários em “Dicas de Alimentação Segundo o Ayurveda: Digestão Fácil e Nutrição Plena

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