O que o Diagnóstico de Biotipo (Doshas) Muda na Minha Vida?

Se você já ouviu falar ou se interessou pela Terapia Ayurvédica, com certeza já ouviu falar em Doshas ou Biotipos, e no diagnóstico multidisciplinar realizado pelo terapeuta antes do início do tratamento. Se não faz ideia do que estamos falando, veja esse artigo. Mas encontrar a predominância do Dosha de um paciente é o início básico de todo tratamento Ayurvédico, como acontece em quase todas as terapias naturais, integrativas e com visão holística. Mas para aqueles que ainda não conversaram diretamente com um Terapeuta Ayurvédico e não investigaram seus doshas, ou para aqueles que fizeram os rápidos questionários online disponíveis, pode ficar uma dúvida essencial: pra que mesmo eu quero saber o meu dosha?

Meu Dosha Comigo Mesmo

A primeira implicação prática de saber o seu dosha ou biotipo, é conhecer os desequilíbrios do seu corpo no momento. De acordo com a descoberta do seu biotipo e desequilíbrios presentes, é preparado um tratamento que visa combater esses desequilíbrios onde eles nascem, indo muito além de um tratamento sintomático ou para eliminação de problemas. Sabendo o seu dosha, você entende como seu corpo e a sua mente agem diante das situações do mundo e das pessoas, e de certa forma você aprende como você deveria agir em perfeito equilíbrio. Dessa forma, podemos entender como a descoberta de uma “melhor versão” de cada um, ou seja, um vislumbre de como deveríamos estar nesse momento de nossas vidas.

doshas1920

Longe de ser determinante ou arbitrário, o diagnóstico Ayurvédico se baseia nas características pessoais e nas próprias queixas do paciente para criar uma predominância, ou seja, um panorama de quais doshas estão descompensados e os porquês, e quais medidas podem ser tomadas com relação a isso. Há um cuidado muito grande com relação a não estabelecer um estereótipo ou um biotipo fechado, já que todos temos os três doshas dentro de nós, e essa “dança” de quantidade e localização dos doshas é o próprio desenvolvimento de cada um. Em um primeiro momento, o diagnóstico é importantíssimo para gerar aceitação dos nossos problemas e do nosso tempo para superá-los. Ao mesmo tempo, esse diagnóstico nos mostra claramente uma série de aptidões que ainda não desenvolvemos, mas que estão ali e nos oferecem oportunidades todos os dias.


Conhece a Nossa Loja?

Importamos produtos diretamente da Índia para manter um estoque no Brasil!

Visite a Loja Indiamed


Meu Dosha com os Outros

Em muitos casos, mais importante do que a minha auto consciência, está a minha noção clara, a partir do diagnóstico, de que não sou igual às outras pessoas. Todos somos semelhantes em vários aspectos, mas o dosha de cada um traz uma série de implicações, como características e formas de se relacionar. Sendo assim, começamos a entender (e aceitar) comportamentos e características de pessoas próximas e difíceis de lidar. Passamos a agir com mais tolerância quando observamos o apego do nosso irmão, a teimosia do nosso marido, o esquecimento da nossa namorada, a irritação da nossa mãe. Entendemos que as características são parte do biotipo deles, e que todos estamos no caminho para viver plenamente após o reequilíbrio dos nossos doshas. Assim, passamos a não mais bater de frente com essas características alheias, e ao menos ter um momento de reflexão antes de julgamentos e brigas.

Adotando a Visão Ayurvédica

E como é traçado o tratamento? O que determina cada dosha? A resposta está nos “gunas”. Gunas (transliteração do Sânscrito) é o nome das diversas e diferentes  qualidades dos elementos da natureza (base dos doshas). Frio, áspero, amargo, lento, untoso…são algumas dessas características. Se um dosha em desequilíbrio se manifesta por uma pele mais seca, por exemplo, o tratamento (explicando de forma mais básica) tratará de levar umidade à vida e ao corpo daquela pessoa.

1b0dcc_1fcbb17fdc8f4bc2880ffdcd0ab78ff2~mv2
Observando pessoas, corpos e comportamentos através da percepção dos gunas, podemos adotar essa visão para o mundo todo. Essa base de elementos e características é que torna o Ayurveda tão simples e eficaz, e pode servir para que a dinâmica do mundo fique também mais clara. Podemos entender a mudança de estações e suas características, as características de cada povo pela localização geográfica daquele país (clima frio, seco, etc), preparação de comidas mais doces para festas e chás amargos para indigestão, efeitos do açúcar em problemas da infância, entre muitas outras situações do nosso mundo. Enfim, o Ayurveda é um conhecimento que permite criar uma linguagem e visão de mundo, onde a natureza parece fazer mais sentido e os problemas ficam bem mais simples de resolver.

Anúncios

10 comentários em “O que o Diagnóstico de Biotipo (Doshas) Muda na Minha Vida?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s