Cuidando dos Cabelos com Ayurveda

O cabelo é um parâmetro vital de beleza externa. Todo mundo está preocupado com sua aparência e seus distúrbios. Ayurveda tem tratamentos específicos para manter o cabelo saudável e bonito livre de problemas, e a saúde do cabelo depende do funcionamento adequado da Dhatus ou os tecidos. O plasma nutriente produzido a partir da digestão dos alimentos nutre o dhatus; assim plasma nutriente saudável vai produzir o cabelo saudável.  Uma dDieta pobre, surgimento de doença, a falta de higiene adequada e deficiências nutricionais podem afetar o cabelo e causar vários problemas.

Uma série de fatores, tais como idade, dieta, estação, clima, poluição, stress e ansiedade afetam a saúde do seu cabelo e couro cabeludo. Na sequência de uma dieta ayurvédica é sempre o primeiro passo para o cabelo saudável e atraente. Outro fator importante é como você lavar o cabelo. Aqui estão algumas dicas para manter o cabelo grande procura e saudável.

hair

Recomendações Gerais na Dieta

  • Comer quantidade de vegetais de folhas verdes, frutas frescas, nozes e brotos.
  • Evite todas as bebidas com cafeína, muito picantes, fritos e alimentos gordurosos.
  • Certifique-se de funcionamento intestinais regulares.
  • Beber muita água e comer muitas frutas e vegetais crus – é a melhor maneira de conseguir o cabelo saudável.

Cuidados Gerais de Higiene

  • Limpeza regular e escovação é muito importante. Escovar estimula as glândulas sebáceas que produzem óleo natural, o qual é responsável para o brilho do cabelo.
  • Um toque de limão é muito bom para fazer seu cabelo brilhante e lustroso. Adicione uma colher de sopa de suco de limão a metade de um copo de água. Lavar o cabelo com esta solução após a limpeza de seu couro cabeludo.
  • O uso regular de henna no cabelo normal, proporciona bom condicionamento para o cabelo.
  • Amla e Shikakai pó misturado com requeijão também é um bom condicionador.
  • Misture a coalhada, limão e óleo de mostarda, aplicar suavemente no cabelo e lavar a cabeça depois de cerca de meia hora.
  • Adicione algumas folhas de Hibiscus para um copo de água. Aquecê-lo. Esprema o suco de um limão na mistura peneirada e aplicar para o cabelo antes de lavar.

Óleo de Massagem

maxresdefault

Massagear o couro cabeludo e cabelo com óleo quente, de preferência com infusão de ervas amigável cabelo-(Amla, Brahmi), é a melhor maneira de nutrir o couro cabeludo e cabelo topicamente. O processo de massagem ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para os folículos pilosos e suporta o crescimento de cabelo saudável. É especialmente benéfico para o cabelo seco como o aumento da circulação facilita a produção de óleo natural assim restaurar o brilho perdido. massagem com óleo também relaxa o corpo e a mente.

Os componentes mais recomendados para a saúde dos cabelos:

Cuidado de inverno

  • Evite a lavagem exagerada no inverno, pois isso remove os óleos naturais vitais.
  • Massagem com óleo é altamente recomendado para proteger o cabelo da secura inverno.
  • Condicionadores também deve ser utilizado com mais frequência para manter os níveis de umidade. cuidados de verão
  • O cabelo precisa ser lavado com mais frequência no verão para purificá-lo do excesso de sujeira, poluição e suor produzido no verão.
  • A higiene couro cabeludo é ainda mais importante nos verões.
  • Henna pode ser usada para remover o óleo em excesso do cabelo e couro cabeludo. Ele também tem um efeito de arrefecimento sobre o couro cabeludo.

Dicas corretivas

Perda de cabelo

O óleo de Amla (groselha indiana), preparado por ebulição pedaços secos de Amla em óleo de coco, é um tônico capilar para enriquecer o crescimento do cabelo e prevenção de perda de cabelo.

Caspa

Mergulhe duas colheres de sopa de feno-grego (methi) durante a noite em água. Moer as sementes amolecidas em uma pasta fina na parte da manhã e aplicar sobre o couro cabeludo. Deixe por meia hora e depois lave. Este é um remédio eficaz para a caspa.

Alimento cabelo

Ferva um punhado de Neem ou folhas frescas Margosa. Coe e arrefecer esta infusão, e lavar o cabelo com ele. Tente isto duas vezes por semana para o cabelo saudável e alimentada.

Os piolhos do cabelo

Manter a higiene do couro cabeludo, limpando-a regularmente. Massagear o couro cabeludo duas ou três vezes por semana com suco de cebola. Deixe por duas horas antes de lavá-lo. Se estiver disponível, massagear regularmente couro cabeludo com óleo de nim.

Lembre-se de consultar o seu terapeuta ayurvédico para entender o possível desequilíbrio de forma mais ampla, possibilitando uma aplicação de produtos de forma mais correta de acordo com o seu dosha.

Visite nossa loja:

Captura de Tela 2016-04-10 às 00.53.36

Anúncios

3 comentários em “Cuidando dos Cabelos com Ayurveda

  1. Fiquei sabendo que o óleo de banho e muito bom pro crescimento e vida do cabelo…. quero adquirilo e tbm saber qual o melhor..
    O que tem a base de gegilim ou com óleo de Coco???
    Obrigado

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Olívia. Muito obrigado pela sua pergunta 🙂 O óleo Brahmi é excelente e atua como rejuvenescedor e ajuda muito crescimento dos cabelos. Mas a questão do óleo mais indicado dependerá do tipo de cabelo que você tem, ou seja, do seu biotipo de forma geral. O óleo de coco tem propriedades refrescantes, e é mais indicado para o biotipo Pitta, que geralmente tem cabelos mais oleosos. O óleo de gergelim é mais pesado e nutritivo, e ajuda bastante no caso de cabelos secos, sem brilho e/ou quebradiços, características de vata. Fique à vontade para qualquer outra pergunta!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s